Julgamento de Lula no TRF4: acompanhe ao vivo

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Acompanhe ao vivoDesembargadores iniciam votação para decidir se mantêm condenação de Moro contra o ex-presidente na Lava Jato pela posse e reforma do tríplex no Guarujá
Uma página importante da trajetória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está sendo escrita a partir desta quarta-feira. O desembargadores João Pedro Gebran, Leandro Paulsen e Victor dos Santos Laus começaram a votação do recurso do petista na sede do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), em Porto Alegre. O ex-presidente contesta a condenação a nove anos e seis meses de prisão, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, imposta a ele pelo juiz federal Sergio Moro.

Acompanhe ao vivo o julgamento de Lula

13:40 – João Pedro Gebran vota para aumentar a pena de Lula

O desembargador Gebran votou para aumentar a pena do ex-presidente Lula para doze anos e um mês de reclusão. Moro havia fixado a punição em nove anos e seis meses de prisão.

13:36 – Relator mantém sentença também no crime de lavagem de dinheiro

O relator do processo de Lula no TRF4, João Pedro Gebran, votou também para manter a condenação de Lula por lavagem de dinheiro, ao ocultar o recebimento do apartamento tríplex do Guarujá (SP) a ele pela OAS. No voto do relator, Lula e o presidente de seu instituto, Paulo Okamotto, tiveram a absolvição mantida em outro crime, o do armazenamento do acervo presidencial do petista pago pela OAS.

13:27 – URGENTE: Relator vota por manter condenação de Lula por corrupção

João Pedro Gebran Neto disse que considera dois contratos da OAS com a Petrobras na Refinaria Abreu e Lima, e não três, na análise do crime de corrupção passiva pelo ex-presidente Lula. Ele entende que a doação do tríplex ao petista e as reformas no imóvel constituem um único crime de corrupção. O desembargador passa agora a tratar da acusação de lavagem de dinheiro.

12:58 – João Pedro Gebran tem o mesmo entendimento do juiz federal Sergio Moro a respeito das reformas no tríplex 164-A do Condomínio Solaris. Para ele, as obras indicam que o imóvel estava sendo personalizado a clientes específicos, no caso, Lula e Marisa Letícia. “Não é crível que a construtora canalizasse tantos recursos apenas para tornar o imóvel mais atrativo. Os valores, inclusive, extrapolam o valor do imóvel. Há [nas obras] características de personalização”, disse o desembargador federal.

A advogada Fernanda de Almeida Carneiro explica que Gebran faz uma análise das provas do processo, mas que isso é “apenas mais um aspecto que corrobora a acusação”. “O relator já deixou claro que existe prova acima do razoável de que Lula era o proprietário do imóvel”, afirma.

12:56 – Blog Holofote: além de militantes, vereadores e deputados, nomes importantes do PT acompanham Lula no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, onde o ex-presidente assiste o julgamento. Petista comparecerá a ato em São Paulo.

12:54 – Radar: O PT acredita que a pressão política possa influenciar na decisão que o TRF4 tomará hoje no julgamento do ex-presidente Lula.

12:41 – Passa de duas horas a leitura do voto do relator do processo contra Lula no TRF4, João Pedro Gebran Neto. Ele dá indícios de que se posicionará pela manutenção da condenação imposta ao petista em primeira instância no caso envolvendo o tríplex do Guarujá. O voto de Gebran tem cerca de 430 páginas. Para efeito de comparação, a sentença de Moro na primeira instância tem 218 páginas.

12:37 – VEJA Correspondentes: Vigília por Lula tem Legião Urbana e faixa para juízes do TRF4. Ato em defesa do ex-presidente ocorre próximo ao bloqueio policial e usou música “Que País É Esse?” como protesto.
 brasil-acampamento-porto-alegre-trf4-20180124-002-1-300x200 Julgamento de Lula no TRF4: acompanhe ao vivo Geral
12:28 – A manifestação de grupos favoráveis à condenação do ex-presidente Lula segue em frente ao Masp, na Avenida Paulista, em São Paulo. Dois carros de som dos movimentos MBL, NasRuas e Revoltados Online já estão posicionados no local, assim como o boneco Pixuleco, inflado pelos manifestantes.

A faixa de ônibus e uma das faixas de carro da avenida estão interditadas no trecho em frente ao Masp, sentido Consolação. Segundo a liderança do MBL, o protesto pode durar até as 20 horas desta quarta-feira, horário combinado previamente com a Polícia Militar pelo movimento. A PM e os movimentos ainda não tem estimativa de quantos manifestantes estão na Paulista neste momento.

12:19 – Não perca os bastidores do julgamento de Lula. Siga VEJA no Instagram e receba a cobertura exclusiva direto de Porto Alegre. No vídeo, gravações feitas pela repórter Paula Sperb registram os militantes que protestam a favor de Lula diante da barreira policial, nas imediações do TRF4.
 whatsapp-image-2018-01-24-at-11-24-02-1-300x225 Julgamento de Lula no TRF4: acompanhe ao vivo Geral
12:16 – Na frente do parque dos Moinhos, em Porto Alegre, um grupo de menos de quinze pessoas protesta pela prisão não só de Lula, mas de toda a classe política. Embalado por hinos da pátria, o grupo pede intervenção militar.
12:12 – O Movimento Avança Brasil, um dos grupos que organizam o protesto contra o ex-presidente na Avenida Paulista, transmite ao vivo, em sua página no Facebook, a manifestação. Neste momento, militantes inflam um Pixuleco, boneco que ironiza o ex-presidente Lula.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×